Compartilhamento de arquivos ponto a ponto

Compartilhamento de arquivos ponto a ponto é a distribuição e compartilhamento de mídia digital usando a tecnologia de rede ponto a ponto (P2P). O compartilhamento de arquivos P2P permite que os usuários acessem arquivos de mídia como livros, músicas, filmes e jogos usando um programa (software P2P) que procura outros computadores conectados à uma rede P2P para localizar o conteúdo desejado.[1] Os nós (pares, pontos, colegas) de tais redes são computadores de usuários finais e servidores de distribuição (a participação de servidores de distribuição não é obrigatória).

A tecnologia de compartilhamento de arquivos ponto a ponto evoluiu em vários estágios de design, desde as redes iniciais como o Napster, que popularizou a tecnologia, até os modelos posteriores, como o protocolo BitTorrent. A Microsoft a usa para distribuição de atualizações (do Windows 10) e jogos online (o Skyforge[2] mmorpg) usam-na como sua rede de distribuição de conteúdo para download de grandes quantidades de dados sem incorrer em custos dramáticos de largura de banda inerentes ao fornecimento de apenas uma fonte.

Vários fatores contribuíram para a ampla adoção e facilitação do compartilhamento de arquivos ponto a ponto. Isso incluiu o aumento da largura de banda da internet, a digitalização generalizada de mídia física e o aumento da capacidade dos computadores pessoais residenciais. Os usuários podem transferir um ou mais arquivos de um computador para outro através da internet através de vários sistemas de transferência de arquivos e outras redes de compartilhamento de arquivos[1]


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search